Software é o segredo da eficiência de produtor na gestão agrícola

Compartilhe esta notícia:

Utilizando aplicativo Aegro, que une as áreas operacional e financeira, agricultor sul-mato-grossense obteve maior controle das operações, principalmente sobre o estoque de insumos, possibilitando-o fazer investimentos na propriedade e ampliar os negócios.

Após estudar e trabalhar em importantes empresas agro no interior de São Paulo, acumulando experiência, o engenheiro mecânico João Tozzi retornou à fazenda da família, localizada no município de Itaporã/MS, com o objetivo de implementar inovação na gestão da propriedade. Embora o pai fosse pecuarista de vocação, Tozzi apostava no potencial da agricultura, sua grande paixão. Aos poucos ele foi implementando tecnologias na fazenda Esperança e paralelo à criação de gado incorporou lavouras em áreas que eram arrendadas até atingir os 1.850 hectares total da propriedade e ainda 650 hectares do vizinho.

De lá para cá muita coisa mudou: as áreas de pastagem deram espaço para um cultivo produtivo de soja e milho, graças ao manejo eficiente que conta com muita tecnologia e organização. “Gestão sempre foi minha preocupação. Há 15 anos já buscava softwares, que na época eram limitados, mas muito melhor do que as planilhas. Como eu tinha certa experiência com programação, fui ampliando o controle da fazenda como um todo”, diz Tozzi.

Com o passar dos anos, a fazenda foi ganhando hábitos sadios de gestão, como anotação dos gastos e consumo do cotidiano. Mas, com o passar dos anos, a ferramenta utilizada até então não supriu mais as necessidades do agricultor por ser limitada do ponto de vista tecnológico. Então Tozzi buscou no mercado algo novo e conheceu a ferramenta Aegro.

O app Aegro une as áreas operacional e financeira para oferecer um controle eficiente do processo produtivo da fazenda. Por meio do software de gestão agrícola, é possível administrar a propriedade pelo celular ou tablet, de forma remota, sem a necessidade de estar conectado à internet para registrar atividades de campo.

Além do planejamento da safra, a ferramenta possibilita ao produtor gerir a área financeira, ter controle de estoque, indicadores agrícolas, consumo e desempenho de máquinas, controle do manejo e muitas outras facilidades. Segundo Tozzi, embora sejam informações simples, elas promovem grandes mudanças na administração. “O software da Aegro tem muitas virtudes, a parte agrícola é gerenciada por ele, o operador tem acesso a tudo que acontece e vai acontecer”, destaca.

Tecnologia na prática

Antes de utilizar o app Aegro, a fazenda Esperança contava com uma lousa para listar os produtos da próxima aplicação. Lá eram anotadas todas as tarefas que deveriam ser feitas por talhão no dia. Atualmente a rotina é bem diferente, a ferramenta possibilitou não somente produzir com mais precisão como também antecipar o que precisa ser feito no dia seguinte. “Hoje nossos colaboradores veem na plataforma o que é para fazer com detalhes, como por exemplo, a ordem de colocação de produtos para a pulverização, algo que é fundamental para evitar problemas de calda e maior eficiência na aplicação”, detalha o Tozzi.

Outra funcionalidade da plataforma muito explorada na fazenda é na parte financeira. Com o controle atual é possível saber como estão as contas do dia, da semana, do semestre e do ano. Segundo Tozzi, essa função simplificou demais sua rotina, pois hoje gasta-se pouco tempo nisso e em um simples clique é possível saber o histórico, o fluxo de caixa e até o saldo na conta. “Se você quer levar o negócio realmente a sério, tem que ser com números reais. Hoje nós temos uma velocidade com os dados e rapidamente identificamos nossas metas do previsto e do realizado”, diz ele. “Como eu gasto pouco tempo agora com a parte financeira, eu posso me dedicar a outras tecnologias, como por exemplo, aos biológicos, com foco na agricultura regenerativa”, confidencia.

Expansão dos negócios

Com a eficiente gestão na fazenda Esperança, Tozzi está dando mais um importante passo na expansão dos negócios. Juntamente com seu genro, advogado especializado em tributação, iniciou um projeto de arrendamento de terras no Pará, para inicialmente cultivar milho. Por meio de um amigo, que está há mais de 12 anos na região, ele conheceu as terras e está otimista com o potencial do Estado.

Nesta operação o gerente da fazenda está in loco nas novas terras, à frente do trabalho, tentando transformar o local em áreas promissoras. “A eficiência e tecnologia que temos hoje em nossa gestão permitiu esse avanço. Queremos aplicar lá nossa expertise para ter sucesso como tivemos aqui em nossa propriedade sede”, acrescenta o produtor.

Segundo Paulo Silvestrin, co-fundador e gerente de produtos da Aegro, cases como os da fazenda Esperança são importantes para comprovar a eficiência do aplicativo. “Nossa ferramenta é uma solução aos agricultores nos momentos de maior correria no meio da safra, pois, independentemente de onde ele esteja, é possível pelo celular ter acesso a diversos dados da propriedade como, por exemplo, controle de estoque”, afirma.

O aplicativo informa também se há a quantidade suficiente de insumo para fazer uma determinada aplicação ou ainda avisa quando o estoque chega em um ponto mínimo. Assim, há a otimização do tempo e maior controle dos insumos, não correndo o risco de faltar produtos na hora mais importante da operação. Outra vantagem dessa importante aferição é evitar desperdícios, uma vez que o operador recebe todas as informações de onde deverá ser a aplicação do insumo e qual a dosagem exata.

Constante evolução

Um dos diferenciais do app Aegro é que a empresa disponibiliza aos clientes um mural no qual o usuário pode descrever as sugestões de melhorias na plataforma, as quais são avaliadas. Além disso, há um time de engenheiros de software e profissionais que estão em constante conversa com o produtor para poder sempre melhorar a experiência do cliente. “Evoluímos a ferramenta de acordo com a demanda que o nosso cliente nos traz”, diz Silvestrin.

Atualmente o aplicativo está disponível para todos os produtores, que podem baixá-lo gratuitamente de qualquer smartphone. Somente para a parte de controle financeiro é necessário contratar um plano. “A área gratuita do nosso app já atende muito bem fazendas pequenas que precisam e querem se familiarizar com a solução que, embora muito simples, é bastante objetiva e eficiente”, finaliza.

O produtor pode baixar gratuitamente o aplicativo Aegro aqui.

Sobre a Aegro

A Aegro foi fundada em 2014 pelos engenheiros da computação Francisco de Borja, Paulo Silvestrin, Pedro Dusso, Thomas Rodrigues e Valmir Menezes, com apoio de produtores e agrônomos. Sua missão é entregar as ferramentas certas nas mãos de quem produz para ajudar a agricultura a evoluir.

Compartilhe esta notícia: